Jeff Koons condenado por plágio

Um tribunal francês concluiu que Jeff Koons plagiou uma fotografia do já falecido fotógrafo Jean-François Bauret. A peça em questão trata-se de Naked (1988), dois jovens, rapaz e rapariga, despidos e de pé sobre um coração, feita em porcelana.

De acordo com a Radio France Internationale, a companhia de Jeff Koons,  Jeff Koons LLC, terá de pagar 40,000€ aos detentores dos direitos de imagem de Jean-François Bauret, além de 4,000€ por utilizar uma fotografia da escultura no seu website.

O Centre Pompidou foi igualmente considerado culpado do crime de violação dos direitos de autor, embora não tenha chegado a exibir a peça na retrospectiva de Koons que decorreu entre 2014 e 2015 por esta ter sofrido danos, mas por a incluir no seu catálogo.

O tribunal decidiu que, apesar de haver variações no modelo quando em comparação com a fotografia de Bauret, “não impedem uma pessoa de reconhecer e identificar os modelos através da sua pose”, afirma. A única alteração criativa da parte de Koons foi a introdução de cor, a alteração apenas ligeira do gesto das crianças e a introdução de alguns elementos como o coração ou as flores.

Foi depois da morte do fotógrafo em 2014 que a viúva deste reparou nas semelhanças entre ambas as peças, afirmando ainda que Koons acrescentou o pequeno bouquet para sexualizar a imagem que, no seu original, se tratava de um retrato da infância, tendo o próprio admitido a dimensão fálica da imagem.

Já não é a primeira vez que Koons é processado por violação dos direitos de autor ou plágio: em 2015, o fotógrafo comercial Mitchell Gay acusou Koons de usar uma das suas fotos sem permissão, de um anúncio de gin, para uma pintura que teve por fim fins comerciais. O desfecho do processo legal, contudo, é ainda desconhecido.

bauretkoons
“Enfants”, Jean François Bauret / “Naked”, Jeff Koons

Foto: Hyperallergic.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s