Conjunto de gravuras de Goya encontradas em castelo francês

Um conjunto de gravuras de Francisco de Goya sobre touradas foram encontradas na biblioteca de um castelo francês, num album antigo e encadernado que continha um total de 33 gravuras, actualmente o maior conjunto de gravuras de Goya.

A descoberta foi feita pelos novos herdeiros do castelo de Montigny, em Eure-et-Loir, que encontraram as gravuras num album do século XIX. O conjunto retrata um assunto que sempre fascinou Goya, que chegou a representar-se como um matador, a tauromaquia, esperando talvez, ainda no seu tempo, lucrar com representações de um assunto popular. Mesmo então, conjuntos de gravuras eram raros, uma vez que eram comummente vendidas em separado, o que acrescenta à raridade do achado.

O conjunto foi adquirido pelo antepassado dos agora proprietários, Marquês de Laval, um refugiado político da Revolução Francesa que chegou a viver em Inglaterra, e que em 1830 aumentou a biblioteca do castelo para poder albergar uma extensão à sua colecção. A compra deverá ter ocorrido em Madrid, pouco depois de publicadas, possivelmente como presente diplomático, uma vez que o marquês foi embaixador em Madrid em 1814 e 1823, o que lhe permitiu também viajar por cidades como Londres, Vienna ou Roma antes de assentar no castelo francês.

A Sotheby’s irá leiloar o conjunto em Abril, que está entretanto avaliado entre 300,000£ e 500,000£ (cerca de 340,000€ a 570,000€). De acordo com a artnet News, este valor poderá ser “cauteloso”, uma vez que em Abril de 2013, um conjunto completo de Goya, La Tauromaquía, vendeu por 1,9 milhões de dólares.

O conjunto encontrava-se em perfeitas condições e terá sido feito pelo artisa espanhol entre 1815 e 1816. Trata-se de um conjunto de primeiras edições que parece encontrar-se na sua totalidade no conjunto.

Imagem: The Guardian.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s